Sunday, May 28, 2006

Quando era pequeno - e me lembro bem dos tempos de colégio -, costumava ser daqueles capitães que escolhiam os times na hora do futebol. Sei, é estranho acreditar, mas o sujeito aqui, que hoje gasta horas e horas com textos e idéias fora da curva, estava entre os dois melhores-da-classe. Lembro bem. Então, na hora de dividir as equipes, às avessas, começava sempre pelo melhor amigo. Que vinha seguido do segundo, que completava a escala das amizades. Então, quando todos esperavam que finalmente iria pelos-que-jogam-bem, putz, que decepção! É que, vai entender, para a terceira, a quarta e todas as outras posições, apontava sempre àqueles que, segundo as minhas certezas, ficariam para depois. Ou porque eram ruins. Ou porque eram feios, baixos, gordinhos, nerds, ou estranhos. Nossa, não era compaixão, não. Simplesmente, e sinceramente, era jogando com eles que me sentia bem. Pois, com o tempo, claro, fui destituído do posto de capitão, porque nosso time, o time nosso, sempre perdia. Apesar de toda diversão. Depois, vieram os anos, chegaram todas as saudades. Quando já de tantas decepções, vi que, na vida, em toda ela, jogaria sempre assim. As fichas apostadas sempre nos ele-não. Sempre. Ah, dava gosto aquilo tudo. Deu gosto. Mas, de um tempo pra cá, quando ainda imaginava jogar com os desvios; bem, de um tempo para cá, vi que não. Que todos aqueles molequinhos que escalava para o meu time cresceram com medo de escorregar. E, nessa batalha por que tomaram a vida sua, nessa luta pelo ele-sim, a vontade maior era... Era ser, assim, do time que, normal, parecia sempre ganhar. Ai, ai, ai. Que desconforto entrou aqui. Que pequena-eterna desilusão. Hoje, tenho a impressão de que, mais e mais, de tantos vira-casacas, jogo sozinho. Os amigos, aqueles dois que fechavam a escala, torceram o nariz. Ganharam dinheiro. Trabalho. E a-minha-mulher. Tudo o que o time Grande sempre soube que escalaria para seus grandes projetos de vida. Agora, parecem estar todos aí, de mãos dadas, juntos na renúncia de cada um. Se soubesse. Que era preciso tanto cuidado para escalar um time de ginásio. Sabendo, teria jogado com os livros desde muito mais cedo. Muito mais.
free web stats