Friday, December 16, 2005

As mentiras que as empresas contam (parte I)

63% das empresas consultadas pela Ipsos Opinion (2004) afirmaram que “a identificação do projeto com a marca” é uma das principais razões para sua aprovação.



Esse daí (ilustração com o microfone) foi o anúncio do Claro q é Rock. Originalmente, ele é colorido, mas deixei em pb para ressaltar quem imita quem nessa história. Do lado esquerdo, estão campanhas da Claro; do direito, os artistas contratados para o festival. Sabe o que me incomoda? Não é o patrocínio, logicamente, mas a facilidade com que as pessoas se deixam enganar. Esse jogo do me-engana-que-eu-gosto, no qual nossa juventude sabida e descolada faz de uma combinação de marcas seu "distintivo", é, no mínimo, triste. Disseram que tinha uma rapaziada com a camiseta da Claro, é mole? Nosso papel, qual é? Tornar-nos alvo menos fácil. Não posso ter perdido - à toa - horas e horas de discussão com meu pai (!); é preciso acreditar que possa ser diferente, mesmo tendo concordado que sofre menos quem nada espera dos outros e do mundo ;)

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